domingo, 9 de novembro de 2014

CATEQUESE - ITINERÁRIO DE INICIAÇÃO A VIDA CRISTÃ 2014






Celebração Eucarística do dia 8 novembro

Sábado, no início da manhã, tivemos uma Celebração Eucarística, presidida por Dom Eugênio Rixen, louvando nossa mãe Maria, estrela da evangelização.
FONTE: CNBB - CATEQUESE E BÍBLIA
foto 31   foto 31
foto 32  foto 33
foto 34         foto 36

Povo de Deus a Caminho

Saímos em caminhada pelas ruas de São Caetano do Sul-SP até o teatro municipal para o lançamento oficial do Itinerário de Iniciação à Vida Cristã e à noite cultural, cantando alegres na fé.
foto 24    foto 25
foto 28    foto 29
foto 30

Lançamento Oficial do Itinerário de Iniciação à Vida Cristã

Na noite de ontem (07/11) no Teatro Santos Dumond aconteceu o lançamento do Itinerário Catequético – Iniciação à vida cristã – um processo de inspiração catecumenal, pela Comissão Episcopal Pastoral para Animação Bíblico-Catequética.
Dom Jacinto, presidente da Comissão, fez a apresentação do Itinerário, salientando que este tem como objetivo ser um serviço de unidade e de inspiração catecumenal para toda a Igreja no Brasil, levando em conta toda a diversidade de ricas e diferentes realidades em que estão inseridos nossos catequistas.
O evento contou com a presença dos representantes de todos os regionais da CNBB, que foram contagiados por belíssimas apresentações musicais e de danças típicas de regiões do nosso país. A noite foi encerrada com a partilha de comidas e bebidas vindas de várias regiões, no saguão do teatro.
foto 26 foto 27
foto 28            foto 29IMG 8363

Jantar Tropical

Na noite de sexta-feira, os organizadores do Seminário ofereceram aos participantes um jantar tropical. Na entrada, foram distribuídos colares havaianos e teve até tapioca de morango com chocolate ou de coco de sobremesa. 
foto 23    20141107 190353
foto24   foto 25

Equipe de Comunicação da Comissão Episcopal Pastoral para a Animação Bíblico Catequética

Equipe de Comunicação da Comissão Episcopal Pastoral para a Animação Bíblico Catequética realizando a cobertura em tempo real do Seminário de Iniciação à Vida Cristã. Da esquerda para direita Dom Paulo Mendes Peixoto, Imaculada Cintra, Joseilton Luz, Liane Plentz, Diácono Leandro e Dom Vilson Dias de Oliveira. Acesse o site da nossa comissão catequeseebiblia.com.br.foto 21

Oficinas da experiência de Catequese estilo catecumenal

Depois das partilhas feitas em plenário, os participantes foram divididos em grupos para o Momento das Oficinas da experiência, com perguntas feitas pelos moderadores. As fotos a seguir são do Momento das Oficinas da experiência de Catequese estilo catecumenal. 
foto 19foto 16foto 14 foto 15
foto 20foto 21 

Momento Celebrativo no Final da Tarde da Sexta-feira

Ao final da tarde desta sexta-feira, dia 7 de novembro, os participantes do Seminário partilharam de um momento celebrativo com a leitura orante do texto de Mt 6,5-15. Ao final da leitura orante, realizou-se o rito de entrega do Pai Nosso como um sinal do amor de Deus, que chamamos de nosso Pai, como Jesus ensinou. 
foto 4foto 2foto 1foto 5
foto 6

Partilha da Experiência do Nordeste III - Aracaju

“OS JOVENS NÃO SEJAM APENAS AMADOS, MAS QUE SINTAM QUE SÃO AMADOS”
A primeira atividade do Seminário, nesta sexta-feira pela manhã, foi a partilha da experiência do Nordeste III - Aracaju, com a assessoria da Maria do Carmo.
“Os jovens não sejam apenas amados, mas que sintam que são amados.” De São João Bosco, inspirado em Mt 6,33. Maria do Carmo colocou que a mística do processo é ajudar o Reino de Deus a nascer e crescer no coração do jovem e apresentou todo o processo de Iniciação à Vida Cristã com os jovens que acontece no seu regional.
Usam uma metodologia de itinerário catecumenal, com uma iniciação mistagógica onde é dada atenção especial aos ritos, celebrações e retiros.
Apresentaram como frutos desse trabalho, uma maior consciência da união dos três sacramentos: Batismo, Eucaristia e Crisma entre outras e a inserção dos jovens na comunidade, assumindo sua missão de discípulos missionários.
 

nordeste iiinordeste 3 a
 
nordeste 3 b

Partilha da experiência do Sul 1 – Catequese Junto às Pessoas com Deficiência

É uma experiência que não está fora, mas dentro do processo catequético, visando a inclusão dessas pessoas na caminhada do encontro pessoal com Jesus Cristo.
Uma grande questão que deve ser observada é fazer com que as pessoas sintam-se realmente acolhidas e fazendo parte do grupo e da comunidade paroquial.
Carlos, deficiente visual, deu o seu depoimento mostrando o quanto este trabalho foi eficiente na sua vida. Sentiu-se acolhido e é feliz por ter participado do processo na sua paróquia.
foto 10        foto 11foto 13

Nenhum comentário:

Postar um comentário