sábado, 30 de junho de 2012

Festa de São Pedro e São Paulo - Dom Lucena/CNBB


Pedro e Paulo, Apóstolos

Sex, 29 de Junho de 2012 13:10 por: cnbb

Dom Francisco de Assis Dantas de Lucena

Bispo de Guarabira(PB)

O dia 29 de junho é o dia da solenidade dos apóstolos São Pedro e São Paulo, colunas da Igreja, que no Brasil é transferida para o domingo seguinte, quando esse dia ocorrer durante a semana, para que todos possam participar da celebração eucarística. O domingo é “Dia do Senhor ressuscitado”, do qual os apóstolos foram testemunhas qualificadas da ressurreição de Jesus Cristo; domingo também é dia de ouvir a Palavra de Deus e de celebrar a Eucaristia, transmitidas a todos pelos apóstolos, e de professar a fé que nos reúne na mesma Igreja fundada sobre o testemunho apostólico. Nesta solenidade, somos convidados a louvar a Deus pela vida e a missão de São Pedro e São Paulo. Duas

Catequese: Desafios da Transmissão da Fé

Primeiro Nordestão de Catequese

Primeiro Nordestão de Catequese

Durante o encontro da Comissão Episcopal Pastoral para a Animação Bíblico-Catequética, em Brasília-DF, com os bispos referenciais, coordenadores dos 17 regionais junto com todos os grupos que compõem a comissão nacional, os coordenadores dos regionais Nordeste 1(Ceará), Nordeste 2 (Alagoas, Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte), Nordeste 3 (Bahia e Sergipe), Nordeste 4 (Piauí) e Nordeste 5 (Maranhão) decidiram realizar durante os dias 25, 26 e 27 de outubro de 2013 o Primeiro Nordestão de Catequese com o tema OS DESAFIOS DA TRANSMISSÃO DA FÉ. O grupo informou que brevemente estará informando o local e detalhes para o encontro.

Censo Anual 2010 - CERIS

IBGE divulga dados, CERIS mostra "Igreja viva"
simbolosJMJDe acordo com o Censo Demográfico 2010, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), os católicos permanecem sendo maioria, embora haja uma maior diversidade religiosa da população brasileira. Os dados mostram que 64,6% da população professa a fé católica, havendo 72,2% de presença neste credo no Nordeste, 70,1% no Sul e 60,6% no Norte do país. A proporção de católicos foi maior entre as pessoas com mais de 40 anos, chegando a 75,2% no grupo com 80 anos ou mais.

A análise mostra que outros 22,2% da população são compostos por evangélicos, 8% por pessoas que se declaram sem religião, 3% por outros credos e 2% por espíritas.

CERIS mostra “Igreja Viva”

O Censo Anual de 2010 realizado pelo Centro de Estatística e Investigações Sociais (CERIS) — entidade brasileira de pesquisa religiosa fundada pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) — revelou uma “Igreja Viva”. É o que afirma a análise sociológica da evolução numérica da presença da Igreja no Brasil, feita pelo sociólogo Padre José Carlos Pereira, que também é colaborador do CERIS:

De acordo com o sociólogo, os dados apontam para o aumento do número de paróquias e para a criação de novas dioceses, mostrando uma Igreja em constante crescimento:

Papa Bento XVI entrega Pálio à 07 Bispos do Brasil

Arcebispos brasileiros recebem pálio de Bento XVI
 
plioNa manhã do dia 29, na Basílica de São Pedro, em Roma, sete arcebispos brasileiros receberam pela imposição do Papa Bento XVI o Pálio, símbolo de comunhão dos Metropolitas com o Sumo Pontífice. Cada arcebispo proferiu um juramento no qual se comprometeu a ser “sempre fiel e obediente” à Igreja Católica, ao Papa e aos seus sucessores.
Ao todo 44 arcebispos receberam o pálio, uma insígnia litúrgica de "honra e jurisdição" da Igreja Católica. Dentre eles, estão os seguintes brasileiros: dom Wilson Tadeu Jonck S.C.I., de Florianópolis (SC); dom Jose Francisco Rezende Dias, de Niterói (RJ); dom Esmeraldo Barreto de Farias, de Porto Velho (RO); dom Airton Jose dos Santos, de Campinas (SP); dom Jacinto Furtado de Brito Sobrinho, de Teresina (PI); dom Paulo Mendes Peixoto, de Uberaba (MG); dom Jaime Vieira Rocha, de Natal (RN).
Na cerimônia, Bento XVI afirmou que as falhas humanas estão na origem do “drama da história do próprio papado” e que a Igreja Católica é mais forte do que “as forças do mal”.
“O papado constitui o fundamento da Igreja peregrina no tempo, mas ao longo dos séculos assoma também a fraqueza dos homens, que só a abertura à ação de Deus pode transformar”,

Nhá Chica: Caminho para Beatificação, reconhecido pelo Santo Padre

Papa reconhece milagre de Nhá Chica e abre caminho para a beatificação
 
nh_chicaA cidade de Baependi (MG) acordou com um telefonema muito especial na manhã desta quinta-feira: era o postulador da causa de beatificação da Venerável Nhá Chica, Paolo Villotta. Da Itália, ele avisava que o Papa havia autorizado a promulgação do decreto que reconhece o milagre recebido por Ana Lúcia Meirelles por intercessão de Nhá Chica e a certeza de que a mineira de São João del Rei em breve será proclamada Beata.
Em entrevista à Rádio Vaticano, irmã Gertudres das Candeias, vice-diretora da Associação Beneficente Nhá Chica, descreveu o momento logo após receber a notícia:
“Eu estava fora de casa, hoje pela manhã, e as pessoas na rua começaram a me abraçar. Eu escutava foguetes, sinos. Quando eu cheguei em casa me disseram que foi um telefonema do postulador e a Igreja já estava cheia de gente. Então, nós começamos a agradecer, a rezar, a chorar, todos juntos na mesma alegria e emoção”.
Ana Lúcia Meirelles estava duplamente feliz já que a notícia do reconhecimento do seu milagre aconteceu justamente no dia de seu aniversário, comemorado dia 28 de junho.
“É uma emoção muito grande

Animação Bíblico-Catequética e Iniciação à Vida Cristã

Bispos e Grupos de Trabalho debatem a animação bíblico-catequética e a iniciação à vida cristã
 
reuniabliblicocatequeticajunho20122Acontece em Brasília (DF), de 27 a 30 de junho, na Casa de Formação e de Retiros Filippo Smaldone, o primeiro encontro dos bispos referenciais e demais grupos ligados a Comissão Episcopal Pastoral para a Animação Bíblico-catequética da CNBB. Ao todo são 37 participantes, de todos os 17 Regionais da CNBB.
Estão reunidos bispos referenciais de catequese em seus Regionais; o Grupo de Reflexão Bíblico-Catequética (GREBICAT); Coordenações Regionais da Animação Bíblico-Catequética; Catequetas; Representantes da catequese junto às pessoas com deficiência e catequese com indígenas, além da presidência e assessores da Comissão Bíblico-catequética da CNBB debatendo os caminhos que se deve seguir a animação bíblico-catequética no país.
Segundo dom Jacinto Bergmann, presidente da Comissão e bispo de Pelotas (RS), esta reunião serve para lançar um olhar em conjunto. “Foi uma ótima ideia nos reunirmos para definir, em conjunto, as

CNBB: Carta das Religiões sobre cuidado da Terra

CNBB assina Carta das Religiões sobre cuidado da Terra
 
cupulaA Conferência Nacional dos Bispos do Brasil é signatária de uma Carta das Religiões sobre o cuidado da Terra. O documento foi elaborado e aprovado por iniciativa da Comissão Episcopal Pastoral para o Ecumenismo e o Diálogo Inter-religioso no espaço da Coalizão Ecumênica Inter-religiosa "Religiões por Direitos" durante a Cúpula dos Povos na Rio + 20.
Leia a Carta na íntegra:
CARTA DAS RELIGIÕES E O CUIDADO DA TERRA
No Espaço da Coalizão Ecumênica e Inter-religiosa "Religiões por Direitos", no quadro da Cúpula dos Povos na Rio+20 para a Justiça Social e Ambiental, contra a mercantilização da vida e em defesa dos bens comuns, os líderes religiosos do Brasil signatários, por iniciativa da Comissão Episcopal Pastoral para o Ecumenismo e o Diálogo Interreligioso da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e de Religiões pela Paz, reuniram-se para debater a relação entre as religiões e as questões ambientais. Como resultado do diálogo, concordou-se que a agenda das religiões na atualidade não deve desconsiderar a agenda do cotidiano da vida das pessoas na sociedade e das exigências da justiça ambiental.
A agenda das religiões deve incluir os elementos que traçam os projetos do ser humano na busca de

Convocação Geral: ALÔ JOVENS DO BRASIL!!!!

Convocação aos jovens
 
Dom Walmor Oliveira de Azevedo
Arcebispo de Belo Horizonte
No próximo mês, começa a contagem regressiva para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) no Brasil, que será realizada de 22 a 28 de julho do ano que vem, no Rio de Janeiro. Já está em curso uma enorme movimentação da força jovem pelo mundo afora, especialmente aqui. A Jornada Mundial está na cadeia dos grandes eventos que estão sendo realizados em nosso país: Rio+20 (concluída recentemente), a Copa das Confederações, em 2013, a Copa do Mundo, 2014, e, por último, as Olimpíadas, em 2016.
A JMJ vai congregar, no mínimo, dois milhões de jovens, do Brasil e de todos os cantos do mundo. O caminho que está sendo percorrido no processo preparatório guarda uma riqueza educativa de expressiva significação. A Cruz peregrina da Jornada Mundial chegou ao Brasil, em São Paulo, no mês de setembro do ano passado, passou por Minas Gerais, no mês de novembro, e continua percorrendo todo o Brasil. Em cada lugar uma festa da fé, uma consolidação dos brios da juventude

Rio + 20 popr Dom Francisco Biasin - CNBB

Rio+20: Esperança ou decepção?
 
Dom Francisco Biasin
Bispo de Barra do Piraí/Volta Redonda (RJ)
Apagados os holofotes sobre a Rio +20 é possível refletir sobre este evento e sobre a Cúpula dos Povos com maior objetividade e quem sabe, tirar algumas lições de vida, assim como lançar um olhar em perspectiva de futuro sobre a humanidade e a preservação do planeta terra através de uma economia sustentável.
É unanime a constatação que no Documento oficial da Conferência, assinado pelos representantes oficiais das Nações, não houve grandes avanços no compromisso de preservar o planeta terra da devastação e do aquecimento, aliás adiou-se para o próximo futuro e para outras Conferências a agenda sobre estes assuntos de primária importância.
Sintomática foi à presença dos Estados Unidos, país que mais polui no planeta, cujo representante oficial Hillary Clinton, ao chegar de última hora, fez um pronunciamento sem compromisso nenhum, a não ser uma insignificante ajuda aos países da África. Arrancou uma salve de palmas ao tornar-se

O Sonho de Deus: Que cada um seja um poema de amor!

“Eu sou apenas um lápis nas mãos de Deus. É ele que escreve.”
Dom Emanuel Messias de Oliveira
Bispo de Caratinga (MG)
Esta frase é de Madre Tereza de Calcutá. Linda, não é? O que Deus gostaria de escrever a respeito da sua vida? Qual é o sonho de Deus para você? É bom lembrar que Deus tem um projeto amoroso para cada um de nós, desde toda eternidade. Quando Deus nos criou, ele nos criou à sua imagem e semelhança. Será o que Deus quis expressar com estas encantadoras palavras? Uma resposta adequada vai na linha da paixão amorosa que Deus tem para cada um de nós. Ele nos quer semelhantes a ele. Veja! Deus é louco de amor por você. Ele não é apenas o mais famoso escritor; ele é o mais excelente orador. E sua Palavra é Jesus Cristo e é através do Verbo Eterno, na força do Espírito Santo, que ele fala e sua palavra é criadora. Foi através de sua Palavra que ele criou todas as coisas: o universo com todas as suas galáxias, todos os sistemas solares, este lindo planeta azul, que chamamos “Terra” e também o ser humano, que foi criado à sua imagem e semelhança. Percebemos

Santo Sudário - Dom Redovino/CNBB

O que é que o Sudário prova?
 
Dom Redovino Rizzardo
Bispo de Dourados (MS)
Há poucos dias, acabei de ler o livro de Thomas de Wesselow: “O Sinal – o Santo Sudário e o Segredo da Ressurreição”. Escrevi: “Acabei de ler”. Mas, para ser sincero, não consegui terminá-lo. Não apenas por seu tamanho – 477 páginas – mas, sobretudo, porque, da metade do volume em diante, apesar de agnóstico e racionalista, o autor passa a exercer a função de teólogo, com inúmeras e graves discrepâncias em relação à fé das Igrejas cristãs.
Como historiador da arte, porém, Thomas Wesselow realizou uma obra admirável. Com maestria e competência, fundamentado na ciência e na história, ele leva o leitor à plena certeza de que o Sudário depositado atualmente numa igreja de Turim, é um lençol que envolveu o corpo crucificado de um judeu no século I da Era Cristã, e que, a partir dos Evangelhos, só pode ser o do homem Jesus.
Para ele, as fotografias do Sudário feitas por Secondo Pia, em 1898, são uma prova irrefutável de que a imagem nele desenhada não é uma pintura medieval: «O negativo da fotografia do Sudário é a

Campanha da Fraternidade 2013 - "Eis-me aqui, envia-me!"

Escolhida a música do Hino da Campanha da Fraternidade de 2013
Imprimir
cflogoDesde 2006, por decisão dos bispos do Conselho Episcopal Pastoral, o Consep, o CD da Campanha da Fraternidade traz o Hino da CF e o repertório quaresmal correspondente a cada ano. O hino poder ser executado em algum momento (mais adequado) da celebração, a critério da equipe de celebração e de quem preside. “Por exemplo, em algum momento da homilia – o que facilitará a vinculação da liturgia da palavra com a vida (tema da CF) – ou nos ritos finais, no momento do envio. Prioritariamente, o hino deve ser usado nos momentos de estudo e encontros de formação sobre a CF”, afirma o assessor de Música Litúrgica da CNBB, padre José Carlos Sala.
O hino da Campanha da Fraternidade de 2013 já foi escolhido. A CF 2013 terá como tema: “Fraternidade e Juventude”, e tem como lema: “Eis-me aqui, envia-me!” (Is 6,8). O processo de escolha do hino passou por dois momentos: concurso para a letra e concurso para a música.

domingo, 24 de junho de 2012

São João Batista - Dom Orani - CNBB

São João Batista
 
Dom Orani João Tempesta
Arcebispo do Rio de Janeiro (RJ)
O mês de junho é um tempo de muitas comemorações e acontecimentos. Na Igreja os santos juninos, Coração de Jesus e de Maria, e na sociedade o grande evento da Conferência da ONU sobre a sustentabilidade do planeta.
Já comemoramos Santo Antônio, tão querido de todo o povo brasileiro. Dia 24, a natividade de São João, o Batista, cai num domingo, e sua festa prevalece. Da mesma maneira, no domingo seguinte, iremos celebrar São Pedro e São Paulo, solenidade transferida do dia 29. As festas que envolvem este mês são chamadas festas juninas ou joaninas em homenagem principalmente a São João. Suas origens estão nos países católicos europeus do século IV. No Brasil, logo que começaram, adaptaram-se às culturas afro e indígenas.
Os símbolos populares e paralitúrgicos das festas juninas estão ligados, também, a São João:

Roubar de Padre é pecado?

Roubar de padre é pecado?
 
Dom Redovino Rizzardo
Bispo de Dourados (MS)
Quando estou em casa, após a oração matinal, tenho o costume de acessar a internet e folhear os jornais para me inteirar das notícias que alimentam – ou destroem – a esperança e a vida das pessoas. Na segunda-feira, dia 30 de abril, chamaram-me particularmente a atenção três fatos relacionados com a religião.
Em São Paulo, quatro meliantes (dentre eles, duas menores) foram presos depois de obrigarem uma mãe e sua filha a acompanhá-los, durante três horas, enquanto faziam saques em diversas caixas eletrônicas. Ao mesmo tempo, talvez para não perder tempo (!), aproveitaram para assaltar pedestres e motoristas que encontravam pelo caminho. Um deles era padre. Mas, «foi poupado – transcrevo as palavras utilizadas pela imprensa – porque os criminosos acharam que, roubar de padre, é pecado».
No mesmo domingo, outro grupo de bandidos interrompeu um culto religioso numa igreja da

Simpósio Missiológico

Concílio Vaticano II será tema de Simpósio missiológico em Brasília
 
simposiomissiologico2012
O Centro Cultural Missionário de Brasília (CCM) e a Rede Ecumênica Latino Americana de Missiólogos (RELAMI), promovem em Brasília, de 24 a 28 de setembro de 2012, o 1º Simpósio de Missiólogos no Brasil. O tema do evento será “Memória, recepção, perspectivas: a relevância do Vaticano II para a reflexão missiológica”.

De acordo com os organizadores, a proposta do simpósio é fruto de uma reflexão, que está no Documento de Aparecida (2007): “A Igreja é chamada a repensar profundamente e a relançar com fidelidade e audácia sua missão nas novas circunstâncias latino-americana e mundiais" (DAp 11).

O 1º Simpósio de Missiólog@s no Brasil será realizado na sede do CCM. Para participar, exige-se um dos seguintes requisitos: título de mestre ou doutor em missiologia; uma ou mais publicações em missiologia; lecionar a matéria em uma faculdade de teologia; ser docente e teólogo interessado a aprofundar temáticas missiológicas.

CNBB: Nota sobre Ética Pública

CNBB adverte em Nota: “a sociedade espera e exige a investigação de toda suspeita de corrupção”
 
coletivajunho2012Os membros da Presidência da CNBB apresentaram na manhã desta sexta-feira, 22 de junho, Nota Oficial da Conferência a respeito da ética pública manifestando indignação e perplexidade da sociedade brasileira diante de fatos políticos e administrativos que contrariam a ética pública e o bem comum.
Essa situação “chega mesmo a colocar em xeque a credibilidade das instituições, que têm o dever constitucional de combater a corrupção e estancar a impunidade”, destaca a Nota. Os bispos também lembraram um trecho de um documento da Conferência, Ética, Pessoa e Sociedade, publicado há 19 anos no qual se perguntava: “como não denunciar a grande criminalidade dos que desviam, em proveito pessoal, enormes somas dos órgãos públicos, provocando escândalo e revolta, muitas vezes impotente, da parte dos humildes, a quem estavam destinados esses bens?”.
Outro aspecto lembrado foi a pergunta sobre a impunidade:

Curso de Formação Política

Encontros Regionais reúnem alunos do Curso de Formação Política
Imprimir
CEFEP22062012A reflexão sobre as próximas eleições, com base na cartilha “Eleições Municipais 2012: cidadania para a democracia”; e os Cinquenta anos do Concílio Vaticano II, está na pauta dos encontros das turmas do Curso de Formação Política para Cristãos Leigos (CEFEP). O mais recente, nos dias 15 e 16 de junho, foi em Juazeiro do Norte (CE).

O evento, de caráter regional, reuniu 21 participantes de sete estados do nordeste brasileiro, que atuam como agentes de pastoral ou em movimentos sociais. Entre eles, três serão candidatos a vereador nas próximas eleições.

As dificuldades enfrentadas na realidade de cada região são parte importante do curso. De acordo com o membro da equipe de coordenação do CEFEP, Antônio Geraldo Aguiar, “a partilha possibilitou o conhecimento de como a política vem acontecendo em muitos estados, inclusive com muitos casos de corrupção”.

A iniciativa conta com a parceria da

RIO + 20 - Mensagem da CNBB

CNBB escreve mensagem sobre a Conferência das Nações Unidas Rio+20
 
cnbb“A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) espera que, da Rio+20, brote o compromisso de construção de um ‘modelo de desenvolvimento alternativo, integral e solidário, baseado em uma ética que inclua a responsabilidade por uma autêntica ecologia natural e humana, que se fundamenta no evangelho da justiça, da solidariedade e do destino universal dos bens e que supere a lógica utilitarista e individualista, que não submete os poderes econômicos e tecnológicos a critérios éticos’” (V Conferência Geral do Episcopado Latino-americano e caribenho – Documento de Aparecida n474c).
Com essas palavras, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil emitiu hoje, 19 de junho, uma mensagem sobre a Conferência Rio+20, que acontece na cidade do Rio de Janeiro (RJ), de 13 a 22 de junho.
Segundo a CNBB, todos devem assumir, com coragem e determinação, o compromisso de rever caminhos e decisões que, ao longo da história, só têm excluído e condenado os pobres à miséria e à morte.
A Conferência das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, contribui para

CNBB: Rio + 20 - Balanço Positivo

Balanço positivo da Rio + 20, segundo Cardeal dom Odilo Scherer
 
entrevista-dom-odilo-schererO Legado do Papa Bento XVI para a Conferência Rio + 20, Cardeal dom Odilo Scherer, destaca ganho na discussão da Conferência da ONU mesmo fazendo ressalvas sobre lacunas no documento final como aquela que " não se chegou a estabelecer a contribuição dos países ricos, daqueles que mais poluem, para formar um fundo a partir do qual possa ser financiada a economia limpa, a economia verde que se quer promover".
A Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, será encerrada sexta-feira 22, com a divulgação do documento final, contendo 49 páginas, denominado “O Futuro Que Queremos”. O balanço dos dez dias de discussões divide opiniões. Autoridades brasileiras consideram um avanço a inclusão do desenvolvimento sustentável com erradicação da pobreza, enquanto movimentos sociais e alguns líderes estrangeiros condenam a falta de ousadia do texto.

Segundo a Agência Brasil, o tom de crítica deve predominar nesta sexta-feira, pois as organizações

Nota da CNBB - Condolências pelo falecimento de D. Joviano

Nota de condolências pelo falecimento de dom Joviano de Lima Júnior
 
cnbbA Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) emitiu, no final da tarde desta quinta-feira, 21 de junho, nota de pesar pelo falecimento do arcebispo de Ribeirão Preto, dom Joviano Lima Júnior. Depois de três meses enfrentando a luta contra o câncer, o arcebispo faleceu hoje, e seu corpo será velado nesta sexta-feira, na Catedral São Sebastião. O sepultamento está previsto para a manhã do próximo sábado.

A seguir, a íntegra da nota da CNBB:

Nota de condolências pelo falecimento de dom Joviano de Lima Júnior

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) manifesta o seu pesar pelo falecimento do arcebispo de Ribeirão Preto, dom Joviano de Lima Júnior, SSS. Apesar da tristeza da notícia, renovamos a nossa fé no Cristo Ressuscitado, no qual depositamos a nossa certeza e esperança.

Alteração no Episcopado - CNBB

Morre o arcebispo de Ribeirão Preto, dom Joviano de Lima Júnior
 
A arquidiocese de Ribeirão Preto (SP) acaba de informar o falecimento de dom Joviano de Lima Júnior, aos 70 anos. Dom Joviano estava internado no Hospital São Francisco, em Ribeirão Preto, desde o dia 10 de junho. Nos últimos três anos o arcebispo enfrentou a batalha contra o câncer no intestino.
“Nesta hora de tristeza, anima-nos a certeza da promessa do Cristo que disse: ‘Quem crê em mim, ainda que tenha morrido, viverá’ (Jo 11,25). Agradecemos a Deus pelo dedicado e frutuoso ministério de dom Joviano, em 06 anos de pastoreio à frente da arquidiocese de Ribeirão Preto”, diz um trecho da nota de falecimento da arquidiocese.
O velório será na Catedral Metropolitana de São Sebastião, logo após a chegada do corpo, na noite de hoje, 21 de junho.
A Celebração Exequial, seguida do sepultamento, será no sábado, 23 de junho, às 10h, na Catedral.
Dom Joviano era mineiro de Uberaba e trabalhou na CNBB como Delegado junto ao Pontifício Comitê para os Congressos Eucarísticos Internacionais (2003-2009); presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Liturgia (2007 – 2011) e presidente da Comissão para os Textos Litúrgicos (CETEL) (2007 – 2011).

Projeto RIIBRA - CNBB

Comissão de Comunicação da CNBB apresenta aos bispos o Projeto RIIBRA
riibraconselhopermanente2012O padre Clovis Andrade, assessor da Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação Social da CNBB, apresentou aos bispos do Conselho Permanente a Rede de Informática da Igreja no Brasil, RIIBRA.
O padre destacou os projetos da RIIBRA, como o Episcopo.Net, que é uma plataforma para os bispos do Brasil, da América Latina e Caribe para interação entre eles. Nesta plataforma haverá um correio eletrônico

Marcha contra as Drogas: Arquidiocese de BH/MG

MarchaContraOCrack2Belo Horizonte será palco neste sábado, 23 de junho, de uma grande marcha para incentivar o combate ao crack e outras drogas. O evento, realizado pela Assembleia Legislativa, conta com o apoio da Arquidiocese de Belo Horizonte, sempre presente em ações sociais. A concentração será em frente ao Colégio Estadual Central, na rua Fernandes Tourinho, 1.020, no bairro de Lourdes.
A caminhada seguirá até a Praça da Assembleia, onde os participantes poderão assistir a atrações musicais, entre as quais a Banda Dominus. O consumo de drogas, sobretudo do crack, é um mal que assola a sociedade e a Igreja renova seus esforços para ajudar a recuperar dependentes químicos.
Durante o percurso de cerca de um quilômetro por importantes vias da cidade, serão distribuídos panfletos informativos, adesivos para automóveis e bottons para conscientizar a população sobre os malefícios causados pelo uso de entorpecentes.
Além da Arquidiocese de Belo Horizonte, apóiam o evento a Secretaria de Estado de Defesa Social e entidades municipais.
 
FONTE: CNBB


sábado, 16 de junho de 2012

A semente e o grão de mostarda

A semente e o grão de mostarda
Imprimir
Dom Orani João Tempesta
Arcebispo do Rio de Janeiro (RJ)
O mundo olha para o Rio de Janeiro que discute nestes dias a questão da sustentabilidade do planeta. Neste final de semana, Jesus utiliza duas comparações retiradas do seu olhar sobre a natureza: a parábola da semente e do grão de mostarda. Está no Evangelho de São Marcos (4, 26-34) proposto pela sagrada liturgia deste domingo da XI semana do Tempo Comum. A Palavra de Deus chama nossa atenção para a construção do Reino de Deus entre nós. Para isso, Jesus recorre a pequenas histórias carregadas de sentidos e significados.
Uma das parábolas usadas por Jesus, e que meditaremos neste domingo, fala da semente de mostarda. A menor de todas as sementes, mas que, ao crescer, se torna um grande arbusto onde

Jovens conectados, com.... quem?

www.jovensconectados.com... quem?
 
Dom Redovino Rizzardo
Bispo de Dourados (MS)
Há alguns meses, alguém perguntou a uma moça de Dourados: «Por que você só vive de baladas e bebedeiras em todos os finais de semana?». A resposta foi tão rápida quanto provocadora: «Porque, até hoje, ninguém me ofereceu algo melhor!»
No dia 29 de abril, na cidade de Naviraí, uma adolescente de 16 anos se enforcou porque seu pai não

Conferência RIO+20 e Cúpula dos Povos

Igreja presente na Conferência Rio+20 e na Cúpula dos Povos
rio202012
Vinte anos depois da Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (Rio-92), o Rio de Janeiro volta a ser o ponto de encontro para lideranças do mundo inteiro e sediará a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, entre os dias 13 e 22 de junho. Paralelamente a esse grande evento, de 15 a 23 de junho, acontecerá, no Aterro do Flamengo, a Cúpula dos Povos, numa oportunidade para tratar dos problemas enfrentados pela humanidade e demonstrar a força política dos povos organizados. Dentro dessa perspectiva, a arquidiocese do Rio de Janeiro, bem como a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) marcam presença ao longo do evento propondo reflexões e debates sobre a integração do homem com o mundo à sua volta.
A Rio+20 também conta com a participação da Santa Sé, que enviou uma equipe para representar o papa Bento XVI. À frente dessa comitiva está o arcebispo de São Paulo (SP), dom Odilo Pedro Scherer. Para ele, esse será um grande desafio, uma vez que a presença da Santa Sé no evento representa a palavra da Igreja.
“É uma tarefa importante porque eu irei integrar e, ao mesmo tempo, chefiar a delegação da Santa Sé, que representa a palavra da Igreja, a posição da Igreja sobre as questões tratadas na Rio+20. No entanto, com grande honra, porque é a oportunidade de apresentar o pensamento da Igreja, que tem uma grande autoridade moral no conselho das nações. Embora o Vaticano seja um Estado pequeno, a sua representatividade é muito grande e importante no âmbito das nações”, disse o cardeal.
A primeira das atividades será no dia 15 de junho, na Tenda da Paz, no aterro do Flamengo, onde haverá uma mesa de diálogo sobre meio ambiente e justiça social.
Dom Odilo ressaltou a forte presença da Santa Sé em eventos promovidos pelas Nações Unidas e outros órgãos internacionais. “Ela tem se feito presente através do Observador Permanente da Santa Sé nas Nações Unidas e por isso também apresenta a Santa Sé em eventos como este, que é a Rio +20. “A Igreja tem um pensamento, um olhar próprio sobre todas essas questões, uma visão sobre o homem, uma visão sobre a economia, cultura, sobre a vida e assim por diante. Portanto, são oportunidades da Santa Sé, em nome da Igreja, de estar colocando a posição, a palavra da Igreja para ajudar a servir e iluminar, e isso faz parte da missão evangelizadora da Igreja”, concluiu.
Observador Permanente da Santa Sé nas Nações Unidas
Dom_Francis_Chullikatt_Carlos_MoioliPela primeira vez no Rio de Janeiro e com participação ativa na Rio + 20, o Observador Permanente da Santa Sé nas Nações Unidas, dom Francis Chullikatt, tem uma missão importante: destacar a pessoa humana e os problemas ecológico-sociais dos países mais pobres, que, segundo ele, muitas vezes não têm voz nas grandes conferências.
Junto com dom Francis, chegaram na última terça-feira, 12 de junho, três colaboradores: padre Philip J. Bené, padre Justin Wylie e o advogado Lucas Swanepoel, que já estão participando da 3ª Reunião do Comitê Preparatório, no qual se reúnem representantes governamentais para negociações dos documentos a serem adotados na Conferência.
Em entrevista para a WebTV Redentor, dom Francis Chullikatt falou sobre o papel da Igreja na Rio+20, destacando os três aspectos do desenvolvimento sustentável: a sustentabilidade econômica, social e ambiental.
“A Igreja é muito importante no desenvolvimento destes três aspectos. Relacionado ao aspecto econômico, sabemos que a Igreja Católica sempre se preocupa com os países pobres. Quando falamos do social, sabemos que a Igreja é totalmente envolvida no crescimento da situação social do mundo. O terceiro aspecto, o ecológico, pode-se destacar, aqui no Brasil, a preocupação com a proteção da Amazônia. Nós cuidamos da natureza, porque nós católicos acreditamos na preservação”, disse.
O Observador na ONU mostrou-se preocupado em trabalhar durante a Conferência, principalmente com os países pobres, já que a Rio+20 tem dois temas centrais: "A economia verde no contexto do desenvolvimento sustentável e da erradicação da pobreza"; e "A estrutura institucional para o desenvolvimento sustentável".
“Viemos mostrar especialmente aqueles que não têm voz, especialmente o povo dos países pobres. Defendemos a humanidade e as pessoas que têm a vida violentada pelo mundo. Temos que ter essa preocupação para a vida humana ser preservada”, acrescentou dom Chullikatt.

CIMI Lança relatório sobre violência contra povos indígenas no Brasil

Conselho Indigenista Missionário lança relatório sobre violência contra povos indígenas no Brasil
relatoriocimi2012Nesta quarta feira, 13 de junho, o Conselho Indigenista Missionário (Cimi) lançou os dados de 2011 do Relatório Anual de Violência Contra os Povos Indígenas no Brasil. O evento foi realizado no auditório Dom Helder Câmara da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).
No lançamento estiveram presentes o presidente do Cimi e bispo da Prelazia do Xingu (PA), dom Erwin Krautler; o secretário geral da CNBB, dom Leonardo Ulrich Steiner, professora da PUC/SP, assessora antropológica do Cimi e coordenadora do relatório, Lúcia Helena Rangel. Também estavam presentes as lideranças indígenas o cacique Nailton Pataxó Hã-Hã-Hãe (BA), e o presidente da União dos Povos Indígenas do Vale do Javari (AM), Jader Marubo.
Na abertura do evento, dom Leonardo se referiu ao presidente do CIMI, como um símbolo na atuação na causa indígena. “Dom Erwin tem significado na luta e presença cidadã perante esses povos”, disse. O secretário geral ainda manifestou que

sexta-feira, 8 de junho de 2012

Mês da Bíblia 2012

Mesdabiblia2012 






































A Bíblia, desde sempre, faz parte da caminhada do povo de Deus. “É nela que penduramos todo o nosso trabalho”, conforme nos ensina frei Carlos Mesters. A partir do Concílio Vaticano II, marco fundamental para o florescimento de uma Pastoral Bíblica da Igreja no Brasil, a Bíblia foi conquistando espaço e recuperando sua condição de valor fundamental na vida e na missão da Igreja.
No Brasil, o desejo de conhecimento e de vivência da Palavra fez surgir, com muito sucesso, a prática da leitura e reflexão da Bíblia nas famílias, nos

CEBI lança livro para o MÊS DA BÍBLIA - 2012

EVANGELHO DE MARCOS é o livro do Mês da Bíblia a ser utilizado pela igreja católica em 2012. Com o tema "Discípulos missionários a partir do Evangelho de Marcos" e o lema é "Coragem! Levanta-te! Ele te chama" (Mc 10,49) muitas comunidades farão estudos sobre este Evangelho.

Carlos Mesters e Francisco Orofino prepararam o livro O evangelho de Marcos - Um roteiro de viagem tendo Jesus como guia. Por meio deste livro, as comunidades podem fazer uma leitura orante de Marcos e aprender como discípulos e discípulas de Jesus assumiram a missão como rumo central de sua vida.

A primeira parte do livro apresenta uma chave de leitura para os problemas das comunidades, a mensagem central que Marcos quer comunicar, a dinâmica que o Evangelista utiliza para comunicar sua mensagem e um esquema para perceber o rumo do Espírito no Evangelho de Marcos.
A segunda parte apresenta sete roteiros de estudo com momentos de acolhida, interpretação de textos, questões para reflexão e sugestões para celebração:
1º encontro: O entusiasmo do primeiro amor: Surge a boa-nova - Aparece o conflito.
2º encontro: Dúvidas e desencontros: Cresce o conflito - Aparece o mistério.
3º encontro: Ameaça de ruptura: Cresce o mistério- Aparece o não entender.
4º encontro: A cruz no horizonte: Cresce o não entender - Aparece a cruz.
5º encontro: Romper com os grandes: Cresce a luz escura da cruz - Aparece a morte.
6º encontro: Morte na chegada: Crescem a ruptura e a morte - Aparece a vitória sobre a morte.
7º encontro: As surpresas de Deus: Cresce a vitória sobre a morte - Reaparece a boa-nova.
Celebração final: "Coragem! Levanta-te! Jesus te chama."
O CEBI disponibiliza este livro ao preço promocional* de R$ 6,00 a unidade.
*1. Pedidos por e-mail vendas@cebi.org.br ou pelo fone 51 3568.2560 - mínimo de R$ 18,00 + correios.
*2. Pedidos pelo site http://www.cebi.org.br/ - mínimo de R$ 20,00 + correios.
________________________________
POR CEBI PETROLINA

Celebração para o Dia do Catequista - 2012

sexta-feira, 8 de junho de 2012


Celebração para o dia do Catequista 2012

QUERIDAS(OS) CATEQUISTAS!
É certamente já uma tradição consagrada celebrar a diversidade das vocações na Igreja, durante o mês de agosto, e entre elas a vocação de catequista. No último domingo do mês se destaca o “Dia da(o) Catequista”. Neste dia se faz a experiência, tão recomendada pelo Diretório da Catequese, de unirmos sempre mais intimamente liturgia e catequese, para chegarmos a uma catequese litúrgica.
Também existe um hábito saudável da Comissão Bíblico-catequética da CNBB: oferecer uma proposta de celebração para o Dia da(o) Catequista. Sabemos que em toda parte já existem experiências magníficas de preparar estas celebrações com muita criatividade e grande unção. Mas também acreditamos que algumas indicações em nível nacional podem servir de inspiração para enriquecer as propostas locais.
Neste espírito de partilha e sintonia, oferecemos com simplicidade este pequeno subsídio. Esperamos que ajude a reforçar a beleza e grandeza dessa vocação tão fundamental para a vida e a missão da Igreja. E queremos nos alegrar profundamente e cantar louvores ao Senhor nesse dia, por tantas vidas a serviço do processo de educação da fé em nossas comunidades. 
QUE DEUS ABENÇOE TODAS (OS) AS(OS) CATEQUISTAS DO BRASIL!
 O DIA DA(DO) CATEQUISTA SERÁ CELEBRADO NO DIA 26 DE AGOSTO
Preparando o ambiente: Círio Pascal e Bíblia em destaque, outros símbolos que representem o servir do ministério catequético (conforme realidade local). Obs.: Os símbolos podem já estar em local visível ou ser levados na procissão de entrada por catequistas e catequizandos.
1 – Chegada: silêncio, oração pessoal (com fundo musical)

2 – Canto de entrada: “Missão de todos nós”, ou “Discípulos e Missionários”, ou outro mais conhecido da comunidade.

3 – Sinal da Cruz e saudação inicial

4 – Recordação da vida (sentados)
Animador: Neste dia de ação de graças pela vocação da(o) catequista, nos reunimos em torno d

A Família é o futuro da humanidade (Papa Bento XVI)

Bento XVI: Não há futuro para a humanidade sem a família

Constituída sobre o matrimônio entre homem e mulher


 
VATICANO, 06 Jun. 12 / 02:51 pm (ACI/EWTN Noticias)

Na audiência geral desta quarta-feira, o Papa Bento XVI assinalou que não há futuro para a humanidade sem a família constituída sobre o matrimônio entre um homem e uma mulher, chamada a ser Igreja doméstica e santuário da vida.

O Santo Padre recordou assim sua recente viagem a Milão (Itália) para o 7º Encontro Mundial das Famílias celebrado entre os dias 30 de maio e 3 de junho sob o lema "A família, o trabalho e a festa".

Em relação ao evento, Bento XVI afirmou aos presentes: "ainda levo em meus olhos e em meu coração as imagens e as emoções deste evento inesquecível e maravilhoso, que transformou Milão em uma cidade das famílias: famílias provenientes de todo o mundo, unidas pela alegria de acreditar em Jesus Cristo".

Depois de agradecer aos participantes pela sua disposição para serem testemunhas do "Evangelho da Família", o Papa ressaltou que "não há futuro para a humanidade sem a família; especialmente os jovens, para aprender os valores que dão sentido à existência, têm necessidade de nascer e crescer nessa comunidade de vida e de amor que Deus quis para o homem e a mulher".

Recordando sua visita ao teatro Scala de Milão, o Papa afirmou que "ao final daquele intenso momento artístico e espiritual, quis fazer referência à família do terceiro milênio, recordando que, em família se experimenta pela primeira vez como a pessoa humana não foi criada para viver fechada em si mesma, mas em relação com outros; é em família que se começa a acender no coração a luz da paz para que ela ilumine este nosso mundo".

"No dia seguinte, na catedral cheia de sacerdotes, religiosos e seminaristas, na presença de numerosos cardeais e bispos, vindos a Milão de diversos Países de todo o mundo, celebrei a Hora Média, segundo a liturgia ambrosiana. Ali quis fazer insistência no valor do celibato e da virgindade consagrada, tão queridas ao grande Santo Ambrosio".

O Santo Padre ressaltou que "o celibato e a virgindade na Igreja são um sinal luminoso do amor a Deus e ao próximo, que parte de uma relação sempre mais íntima com Cristo na oração e se expressa no dom total de si mesmo".

O Papa também se referiu a seu encontro com os jovens no estadio Giuseppe Meazza onde se encontrou com os crismandos e os convidou a "dizer um ‘sim’ livre e consciente ao Evangelho de Jesus, aceitando os dons do Espírito Santo, que permitem a formação dos cristãos, a viver o Evangelho e ser membros ativos da comunidade. Animei-os a estarem comprometidos, em particular no estudo e no serviço generoso ao próximo".

Sobre a festa dos testemunhos no Parque Bresso, o Pontífice recordou algumas das palavras que disse sobre temas complicados do nosso tempo como "a crise econômica, a dificuldade de conciliar o tempo do trabalho com o da família, a difusão das separações e divórcios, assim como as interrogantes existenciais que afetam adultos, crianças e jovens".

"Aqui queria recordar o que disse em defesa do tempo para a família, ameaçado por uma espécie de ‘prepotência’ dos compromissos de trabalho: o domingo, o dia do Senhor e do homem, é um dia no qual todos devem ser livres, livres para a família e livres para Deus. Defendendo o domingo, defende-se a liberdade do homem!"

Sobre a Missa de encerramento no domingo 3 de junho, Bento XVI recordou que dirigiu um chamado a "construir comunidades eclesiais, que sejam cada vez mais, ‘família’, capazes de refletir a beleza da Santíssima Trindade e de evangelizar, não só com a palavra mas também por ‘irradiação’, com a força do amor vivido, porque o amor é a única força que pode transformar o mundo".

"Além disso, fiz insistência na importância da ‘tríade’ da família, do trabalho e da festa. Três dons de Deus, três dimensões de nossas vidas, que precisam encontrar um equilíbrio harmônico para construir sociedades com um rosto humano".

O Papa sublinhou logo que "o Encontro Mundial de Milão foi uma eloqüente ‘epifania–manifestação’ da família, que se mostrou em suas diversas expressões, assim como também na unicidade de sua identidade substancial: a de uma comunhão de amor, fundada sobre o matrimônio e chamada a ser santuário da vida, pequena Igreja, célula da sociedade".

"Desde Milão foi lançado ao mundo uma mensagem de esperança, substanciada com experiências vividas:que é possível e alegre, embora difícil, experimentar o amor verdadeiro, o amor "para sempre", aberto à vida; que é possível participar como família na missão da Igreja e na construção da sociedade".

Para concluir o Papa Bento XVI fez votos para que, graças à ajuda de Deus e à especial proteção de Maria Santíssima, Rainha da Família, a experiência vivida em Milão será portadora de frutos abundantes para o caminho da Igreja, e um novo impulso para uma maior atenção à causa da família, que é a causa mesma do homem e da civilização. Obrigado".

Finalmente o Papa saudou os peregrinos em diversas línguas incluindo o português: “Saúdo com grande afeto e alegria todos os peregrinos lusófonos, de modo especial a quantos vieram de Angola e do Brasil com o desejo de encontrar o Sucessor de Pedro. Desça a minha bênção sobre vós, vossas famílias e comunidades ao serviço do menor, dos mais pequeninos e necessitados.”


terça-feira, 5 de junho de 2012

Comunicar: ouvir e falar


Comunicar: ouvir e falar


Ter, 05 de Junho de 2012 10:39 por: cnbb

Cardeal Odilo Pedro Scherer
Arcebispo de São Paulo (SP)

No Domingo da Ascensão do Senhor ao céu, a Igreja também comemora o Dia Mundial das Comunicações Sociais. Neste ano, já acontece pela 46ª. vez. A relação entre a comunicação, a Ascensão de Jesus ao céu e missão da Igreja é facilmente compreensível: Antes de se elevar ao céu, Jesus enviou seus apóstolos em missão e lhes ordenou que anunciassem o Evangelho a toda criatura (cf Mc 16,15).

Evangelizar, missão prioritária da Igreja, é questão de comunicação, de muitos modos: por palavra, testemunho de vida, experiência do Mistério divino, pela escuta, o silêncio... A Igreja comunica e se comunica, porque é mediadora e, ao mesmo tempo, receptora da Boa Nova da salvação. Jesus deu esta ordem aos apóstolos: “Vós sereis minhas testemunhas” (cf Lc 24,48), e isso significa a mesma coisa: trata-se de comunicar.

Na Mensagem para o Dia Mundial das Comunicações Sociais deste ano, o papa Bento !6 destaca a importância do silêncio na comunicação; Com muita fala, mas sem silêncio, a comunicação não acontece. Isso equivale à própria lógica da comunicação e da técnica dos Meios de Comunicação: é preciso haver um emissor de mensagens ou imagens e um receptor. Ao emissor corresponde a fala, a palavra; ao receptor corresponde o silêncio. No caso das pessoas, às vezes somos emissores e, outras vezes, precisamos ser receptores. Sem isso, não há comunicação, mas monólogo...

Infelizmente, vivemos num mundo de muito barulho, talvez com demasiados emissores, e com poucos receptores... Há muita comunicação em sentido único e as modernas técnicas de comunicação favorecem essa unilateralidade na comunicação. A facilidade que temos de ser gerenciadores da comunicação, tendo ao alcance das mãos, ou nas mãos, os instrumentos de comunicação, pode levar-nos a ser apenas emissores de mensagens, mas não sabemos mais acolher e escutar a mensagem dos outros... Há pouca interação de mensagens. O resultado é que ficamos fechados em nós mesmos, reduzidos à nossa percepção da realidade; ficamos plantados apenas no horizonte restrito de nossas visões. É uma constatação que, com todas as formas de comunicação existentes, aumenta a solidão e o isolamento das pessoas.

O Papa alerta, em sua Mensagem, para a importância de ouvir os outros, para uma comunicação mais enriquecedora; para isso, precisamos ser capazes de fazer silêncio. Tanto mais, também é preciso fazer silêncio para “ouvir Deus”. O barulho e a agitação constante não favorecem a escuta de Deus no interior da consciência, na sua Palavra, nas Escrituras, na voz da Igreja, na fala sutil das circunstâncias, no gemido dos que sofrem... Muitas vezes, até a oração se transforma num monólogo diante de Deus, num palavreado ansioso e sôfrego, sem deixar espaços nem pausas, tentando convencer Deus e, talvez, para não dar chances para que Deus também fale! Será essa uma boa comunicação com Deus?

Na obra evangelizadora da Igreja, temos muito a dizer e testemunhar. Antes disso, porém, temos muito a ouvir e acolher. Lembro que, há 5 anos, por esses dias, iniciava 5ª. Conferência Geral do Episcopado da América Latina e do Caribe, com a presença de Bento XVI. O tema foi: “discípulos e missionários de Jesus Cristo para que, n’Ele, nossos povos tenham vida”. Antes de sermos missionários, precisamos muito ser discípulos para, ouvidos e coração abertos, acolher e vivenciar aquilo que devemos, depois, comunicar.


Se eu tivesse uma câmara digital...



Ter, 05 de Junho de 2012 10:13 por: cnbb

Dom Murilo S.R. Krieger
Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil
Antes que uma alma generosa, lendo o título acima, se apresse em presentear-me com uma câmera digital, vou logo me explicando: tenho uma, pequena e simples, que pouco faz além de tirar fotos de sobrinhos e de paisagens. O problema é que não a levo comigo por aí. Se a levasse, teria, nos últimos tempos, registrado cenas belíssimas. Lembro algumas: Na Catedral, um garoto de quatro ou cinco anos estava sentado no chão. Sua mãe, ajoelhada, com o rosto entre as mãos, rezava. Pelo filho?

Motivações da Catequese



Ter, 05 de Junho de 2012 10:11 por: cnbb



Dom Aloísio Roque Oppermann
Arcebispo Emérito de Uberaba (MG)

Não está fácil preencher os vácuos abertos, há décadas, na Catequese. Há bons anos (1979) João Paulo II interveio com a “Cathechesi Tradendae”, uma Instrução Apostólica da maior relevância. Nela aparece a necessidade de se fazer um esforço para superar a pura “instrução” para buscar um caminho mais vivencial. E mesmo no Brasil nós Bispos fizemos um esforço gigantesco, em 1983, através da “Catequese Renovada”, (documento redigido após diálogo prolongado com as bases paroquiais), para se introduzir um método mais

Família, trabalho e a festa



Seg, 04 de Junho de 2012 14:48 por: cnbb



Dom Anuar Battisti
Arcebispo de Maringá (PR)

Nesse domingo (03) terminou o sétimo Encontro Mundial das Famílias em Milão, Itália. “Família, trabalho e a festa” foi o tema norteador de todas as reflexões. A presença do Papa Bento XVI durante três dias do encontro deu a todas as famílias um novo entusiasmo na missão.

Ao analisar este tema entendi que a família não vive do vento; ela precisa trabalhar. Ao mesmo tempo precisa fazer festa; festa no sentido de encontro, de descanso, de ter tempo para

sexta-feira, 1 de junho de 2012

Formação - Magistério da Igreja

A Igreja orienta


Dom Walmor Oliveira de Azevedo
Arcebispo de Belo Horizonte
A Igreja Católica, ao anunciar o Evangelho de Jesus Cristo, é chamada a escutar os clamores do povo e a se envolver com os desafios que interpelam a sociedade. Em razão da questão central de valores e princípios perenes, ela tem o dever profético de ser orientadora e capaz de ajudar no desenho de horizontes humanitários, éticos e marcados pela espiritualidade que aponta o sentido autêntico da vida.
Nesta missão, a Igreja compreende a exigência de

Crianças tem espaço garantido no Congresso Mundial das Familias

Congresso da Família tem espaço privilegiado para crianças

Imprimir
EncontroMundialCriancas1
Um Jardim para os filhos que acompanham seus pais no Congresso Teológico da Família, no VII Encontro Mundial das Famílias, que começou nesta quarta, 30 de maio, e termina no próximo domingo em Milão, na Itália. Foi uma ideia criativa dos organizadores, e que está cuidando de cerca de 900 crianças, adolescentes e jovens de 3 a 17 anos, vindos de 53 países diferentes.

Enquanto o plenário é ocupado com as discussões e reflexões do Congresso, as crianças participam de uma programação intensa, com jogos, gincanas, palestras e partilhas de experiências. Mesmo com a dificuldade das diversas línguas, os jovens participantes se comunicam pela expressão corporal e por expressões comuns. O que torna evidente “a linguagem universal do amor”, como disse Mateus, de 14 anos, vindo de São Paulo.

EncontroMundialCriancas2
Da mesma forma, a jovem Gabriela, de 17 anos, do Rio de Janeiro “A gente se entende bem. É interessante saber que existem jovens e adolescentes em todo mundo que gostam de Jesus Cristo e da Igreja”.

INSS - Aposentados, confiram!

Create your own banner at mybannermaker.com!