sexta-feira, 30 de novembro de 2012


terça-feira, 27 de novembro de 2012

CATEQUESE... Essa ‘onda’ não vai passar. Creio e espero!

A catequese vista como prioridade! Escuto e leio essa frase desde que iniciei como catequista, (em 95). Hoje,  depois de muitos anos, entendo o porque dessa PRIORIDADE e vejo também  que a IVC não sendo tarefa exclusiva da catequese, deve envolver todas as pastorais,  como se cada uma fosse um pequeno nó da grande rede que é a comunidade....
 Caminhamos para essa conversão pastoral, quando propomos e oferecemos estudos e uma formação sólida sobre IVC para nossos catequistas e agentes de pastorais. Depois da conscientização, é preciso traçar metas de trabalho, fazendo com que essa rede seja fortalecida. Por exemplo:

As Pastorais Sociais...  Quem assiste os doentes  ou as famílias carentes, não fiquem só no assistencialismo, mas, ao visitar um doente ou quando for entregar a cesta básica, façam antes de tudo o anuncio da Boa Nova, seguidos de  momentos de evangelização, orientando, ajudando na promoção humana e resgatando a dignidade da pessoa, ensinando a pescar, sobretudo   percebendo quais são as necessidades espirituais  da pessoa assistida, passando para as pastorais competentes, batismo, catequese, legitimação, entre outras.

A pastoral Familiar... Trabalhará em conjunto com a catequese, visitando os casais de segunda união, a legitimação orientando os  que estão em situação irregular perante a Igreja. Todos esses dados serão levantados pelos catequistas, por ocasião da visitas domiciliares. Não adianta fazer um apanhado se isso não for levado adiante.

O ECC (Encontro de Casais com Cristo)... Dará prioridade aos casais, cujo filhos estão na catequese, já que o catequista vem fazendo um trabalho de conscientização/evangelização também com as famílias. Precisamos evangelizar e também mostrar caminhos

Pastoral da criança... Favorecerá momentos de espiritualidade e evangelização também com a família. A pesagem não será o principal, mas o acompanhamento, orientação, encaminhamento pastoral.

Juventude... Nossos jovens conscientizados não ficarão ‘naquele grupo fechado’, mas abrirão as portas  para acolher os recém-crismados. Como é o caso do EJC (Encontro de jovens com Cristo) que tem como prioridade o envolvimento com os crismados recentemente.

O padre/pároco... Uma vez  consciente, apoiará a implantação do método catecumenal, fazendo com que os ritos sejam levados a sério, aproveitando desses momentos para uma evangelização de toda assembléia. (Tenho acompanhado algumas paróquias e por mais que os catequistas/coordenadores se empenhem,  é impossível essa caminhada sem a presença do padre, por conta das celebrações e alguns ritos que são realizados dentro da missa.) Aqui entra a liturgia,  pois nesse processo catequético a liturgia tem que caminhar lado a lado, talvez fazendo acontecer esse casamento tão sonhado entre catequese e liturgia.

Falando em pastorais, chego enfim, no assunto sujeito desse meu texto, o ESTÁGIO PASTORAL. O estágio pastoral é um trabalho desenvolvido com o objetivo de facilitar, promover o engajamento do jovem nas diversas pastorais da paróquia.  A escolha da pastoral acontece após o trabalho realizado pelo catequista, onde será apresentado todas as pastorais existentes na paróquia, o que fazem, quais suas carências, suas conquistas, bem como os dias que se reúnem. Cada crismando, dentro da disponibilidade de tempo  e aptidão, escolhe a pastoral em que deseja participar como estagiário.

O estágio pastoral acontece nos meses de novembro, fevereiro, março, abril e parte de maio, quando por ocasião de Pentecostes, recebem o sacramento do crisma.  Em junho, acontecem os encontros mistagógicos, tempo para aprofundar o mistério do sacramento, da caminhada, tempo para escutar as experiências dos estagiários.
Depois dessa caminhada, muitos continuam na pastoral em que fizeram o estágio ou fica  livre para conhecer outra pastoral.

Essa iniciativa se deu na tentativa de reduzir ao máximo a evasão de nossos crismados. O estágio pastoral faz parte do processo e é encarado com naturalidade. São raros os casos de crismandos que se negam a participar, mesmo nesses casos, ele é conscientizado quando participa da troca de experiências com o grupo. O importante  é oferecer, propor e depois respeitar o tempo de cada um.

Abaixo, deixo pra vocês um resumo de como está organizado ESTÁGIO PASTORAL em nossa paróquia.

Principal objetivo: mostrar por meio do estágio pastoral, a vitalidade e as carências das pastorais da comunidade, a fim de convocar todos para anunciar o nome do Senhor, ser Igreja e promover o bem comum. (livro “Testemunhas do Reino-Paulinas”.).

Pretensão: é levar á integração dos jovens nas pastorais, mostrar a cada crismando outros trabalhos que temos na Igreja, além da catequese e da missa dominical.

Para acontecer o estágio pastoral temos três elementos básicos:
- os catequistas: motivadores para os crismandos participarem do estágio;
- os pais/padrinhos: incentivadores para os crismandos participarem do estágio;
- os coordenadores de pastorais: acolhendo bem cada crismandos em sua pastoral, e também avaliando mensalmente a sua participação na pastoral.

Como será o trabalho:
- no mês de outubro, é apresentado a cada crismando os trabalhos das pastorais e cada catequizando vai escolher uma para fazer o seu estágio; no final de outubro é realizado a missa de envio

- o estágio vai acontecer nos meses de novembro, fevereiro, março, abril e parte de maio, quando recebem o sacramento do Crisma

- no mês de junho, realizam-se os encontros mistagógicos,   vivenciando com os crismados o recebimento do Sacramento da Crisma e também o Estágio Pastoral (reviver as suas experiências que tiveram na pastoral).

É muito importante lembrar que talvez muitos crismandos não participem daquela pastoral que fez o estágio pastoral após a Crisma; mas que estaremos plantando uma semente no coração daqueles jovens que no futuro quem sabe não despertem para os trabalhos pastorais.

Comece fazendo o que é necessário, depois o que é possível, breve estarás fazendo o impossível.” (São Francisco de Assis)

Imaculada Cintra
Catequista Paróquia Nossa Senhora Aparecida - Capelinha
Franca-SP
 FONTE: BIBLIA E CATEQUESE - CNBB NE2

Nenhum comentário:

Postar um comentário