domingo, 25 de novembro de 2012

Diocese de Petrolina - Paróquia São Paulo Apóstolo


Primeira Eucaristia na Festa de Cristo Rei 2012


Nesse Domingo, Dia do Senhor, Solene Festa de Cristo, Rei do Universo e Senhor de nossa Vida, celebramos enquanto Pequena Igreja Doméstica, o Senhorio de Jesus sobre todas as coisas criadas, recordando com carinho, nossa Missão e Vocação de Leigos/as, engajados – CATEQUISTAS, desde quando recebemos o 1º Sacramento da Iniciação Cristã: O Batismo....

Em clima de festa e alegria, nossa Paróquia de São Paulo Apóstolo, na Santa Missa da manhã – 08 horas, Presidida pelo nosso Vigário, o Pe. Antonio Malan de CArvalho, foi ministrado 02 dos Sacramentos da Iniciação Cristã: Batismo e Eucaristia à 13 Adolescentes que fizeram o itinerário Catequético – Catequese Familiar de Iniciação Cristã. Com zelo e determinação, entusiasmo e coragem, fé e testemunho, embora sendo um grupo pequeno, foram assíduos nos encontros e nas celebrações durante o período de preparação, o qual foi iniciado em 11 de abril de 2010. Pais e filhos, madrinhas e padrinhos, venceram as barreiras para tornar Jesus Cristo Conhecido, Amado e Seguido!

Normalmente, e segundo o nosso Diretório Sacramental e Pastoral, o mínimo de Catequese para 1ª Eucaristia é estimado em 02 anos de preparação. Essa turma amadureceu a Fé e o Testemunho no Ressuscitado, em 02 anos, 07 meses e 14 dias precisamente! Que coragem, que testemunho, que alegria! Das 15 crianças, apenas 02 por motivos superiores não puderam permanecer até o final... Hoje, Festa de Cristo Rei!

Vale destacar a presença e o apoio dos pais e dos Catequistas à atual Coordenação que já caminha para 05 anos de articulação deste “Novo Jeito de Catequizar com a Família”, todos eles/as, sejam os animadores dos filhos, quanto dos pais nossos agradecimentos, parabéns! Ambos já foram convidados para integrar o grupo de Catequistas em nossa Paróquia, que está vivenciando seu Jubileu Áureo: 45 Anos de Missão e Evangelização.

Transcrevemos a mensagem final do Coordenador quando do encerramento da celebração:

Caríssimos Pais, Neo-comungantes e Novos Membros do Corpo de Cristo, pela graça do Sacramento do Batismo: A Catequese é um processo permanente de Educação da Fé das Crianças, Jovens e Adultos, e sabedores que o seu resultado só pode ser mensurado pela graça e critérios de Deus que é Pai de Bondade, nós Catequistas apenas contribuímos na plantação das “pequeninas sementes” lançadas no terreno fértil da Catequese Familiar de Iniciação Cristã, e somente Ele é quem favorece o crescimento e colhe os devidos frutos na hora apropriada e no tempo devido.
Nessa Solene Festa de Jesus Cristo, Rei e Senhor de toda obra criada, nesse Ano da Fé, somos convidados a dar testemunho de Fé no Ressuscitado e retomar a sua missão, lembrando-nos sempre do que ouvimos Dele, que é Rei e Senhor de nossa Vida: “TU O DIZES, EU SOU REI. EU NASCI E VIM AO MUNDO PARA ISTO: PARA DAR TESTEMUNHO DA VERDADE. TODO AQUELE QUE É DA VERDADE ESCUTA A MINHA VOZ”.
Portanto, que a Verdade, que é o próprio Cristo, seja a única a iluminar a nossa vida e a nos julgar. Tenhamos assim, força e coragem para viver de acordo com ela, porque o Senhor estará sempre conosco! Permaneçamos com o Senhor que convoca todos a permanecerem unidos a Ele!
Para nós Catequistas, ao longo desse tempo de preparação, fica constatado o aspecto positivo de uma Catequese Familiar de Iniciação Cristã, voltada desde já para a vivência do Testemunho de Fé no Ressuscitado em nossa comunidade.
“Que o Deus da esperança encha vocês de completa alegria e paz na fé, para que vocês trasbordem de esperança, pela força do Espírito Santo” (Rm 15,13). E que Maria Imaculada, Mãe de Jesus e nossa também, com a proteção de São Paulo, nosso querido Padroeiro, seja também vosso modelo e permaneça convosco nessa nova caminhada, que já se inicia em vossas vidas. Assim Seja!
Wilson Alencar – Coordenador da Catequese Familiar
25/11/2012
Concluindo, os familiares organizaram-se e ofereceram um delicioso bolo com recheio de chocolate à todos/as. Foi uma experiência ímpar na caminhada. Finalmente aguardamos a próxima turma, agora serão os jovens que receberão o Sacramento da Confirmação nas Festa de São Paulo Apóstolo, em janeiro de 2013.

Abraços a todos/as.

ZéCA – Coordenador Diocesano da Catequese Familiar

Nenhum comentário:

Postar um comentário