segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Diocese de Petrolina realiza sua 24ª Assembleia Diocesana de Pastoral

Imagem: www.diocesedepetrolina.org.br 


XXIV ASSEMBLÉIA DIOCESANA DE PASTORAL – ADP

A Diocese de Petrolina/PE realizou nesse último final de semana – 09, 10 e 11/11/2012, sua 24ª ADP, sob o pastoreio de Dom Manuel dos Reis de Farias, em seu primeiro ano de bispado em nossa diocese. Com participação do clero, religiosas, frades e leigos/as, o evento diocesano aconteceu no Centro de Formação Pastoral Monte Carmelo – “Pedra do Bode”.

Tendo em vista redação final do texto oficial – propostas missionárias aprovadas na Assembléia, apenas noticiamos e apresentamos um pequeno resumo das principais propostas oferecidas pelos 05 (cinco) grupos de trabalho, as quais terão sua redação final sob responsabilidade do Conselho Diocesano Central e apresentadas o mais breve possível.

A Assessoria da Assembleia, foi do Mons. Virgílio (Arquidiocese de João Pessoa/PB), que convidado por Dom Manoel, conduziu com zelo e dedicação o aprofundamento das urgências das DGAE-2011/2015 – CNBB, preparando
os participantes para as mudanças e tanto na vida de cada um, quanto na vida familiar. Uma exposição geral da realidade que vivemos, tanto no ambiente da pequena Igreja doméstica, a Família, quanto eclesial, Igreja, foram momentos de reflexão valiosos para nossa caminhada pastoral em toda a diocese.

Evangelização da Juventude, crescimento de seitas e algumas dificuldades de se criar comunidades de comunidades, nortearam sua reflexão e nos deram coragem para seguir o Caminho: “Tudo posso N’Aquele que me fortalece” (S.Paulo). Uma frase que se repetirá entre nós cristãos católicos expressada pelo Mons. Virgílio: “O mundo mudou e o universo religioso também mudou”, nos ajudará a enfrentar os desafios missionários em nossa diocese de Petrolina.

Dom Manoel, em seu primeiro ano de pastoreio à frente de nossa diocese, presidiu a Celebração Eucarística, na manhã do sábado (10/11), e lembrava que exatamente nesse dia, estava fazendo aniversário de sagração episcopal, em seu 11º Ano, cujas lembranças do ano de 2001 tornavam-se presentes entre nós.

Após a Santa Missa, um delicioso café da manhã e em seguida, nosso Assessor aprofundou a Mensagem Final do Sínodo dos Bispos/Roma, acenando para o chamamento missionário da Igreja em todo o mundo, que é a de anunciar Jesus Cristo, fazendo uma experiência pessoal de Jesus, para ser Luz no mundo: “O alicerce da evangelização é a experiência pessoal e comunitária de Jesus Cristo”, disse. Destacou também, que se não experimentarmos o amor incondiocional de Jesus por nós, testemunhado em toda sua vida pública, não há evangelização; portanto, enquanto pequena Igreja Doméstica – A Família, devemos voltar nossa atenção para organização, acolhida, oração, na ajuda mútua, para experimentarmos a alegria do amor de Deus por nós.

Na tarde do sábado, um delicioso e bonito “Bolo de Aniversário” foi oferecido ao nosso Bispo Dom Manoel, com parabéns e oração e partilha fraterna, em seu aniversário episcopal. Em seguida, os 05 grupos de trabalho, apresentaram em plenário o resultado da proposta sugestiva do Assessor, relacionado ás urgências DGAE-2011/2015, apresentamos resumidamente as propostas, tomando como base: “IGREJA...”

1ª: Em estado permanente de missão: proposta de continuar as proposições criadas antes, como: formar COMIPA – Conselho Missionário Paroquial, Setorização Paroquial e Acompanhamento das Escolas da Fé, pois essas não estão sendo acompanhadas após a criação nas Santas Missões Populares;

2ª: Casa de Iniciação Cristã: Tendo sido aprovado o “1º Projeto Diocesano: Catequese Familiar de Iniciação Cristã” e a proposta de tornar o mesmo conhecido em 01 ano – 2011/2012, o grupo de trabalho propôs como novidade missionária: reformular e acompanhar a Catequese de Pais e Padrinhos – Batismo, Fomentar a Catequese Familiar de Iniciação Cristã, realizando 02 Oficinas de Catequese Familiar, uma naForanias Leste e outra na Oeste, realizando um grande encontro diocesano na Forania Central e Instituir o Ministério do Catequista (experiência de 01 ano, e formação nas disciplinas de Catequese e Liturgia, oferecida pelo ITDP – Inst. De Teologia da Dioc. De Petrolina;  

3ª: Comunidade de Comunidades: O grupo apresentou também uma grande e ousada proposta – Articular toas as Comunidades de Comunidades conduzindo-as no Caminho de Unidade em toda a Diocese de Petrolina. Para isso acontecer, foi sugerida a participação de 05 a 10 representantes da vida pastoral, para iniciar os trabalhos/2013; o Mons. Virgílio destacou que nessa urgência O desafio da igreja é constituir comunidades independentes das estruturas paroquiais e com mais leveza, espontaneidade, isto é, respeitando a diversidade”, destacou o assessor;

4ª: Lugar de Animação Bíblica: Esse grupo também apresentou uma nova proposta na caminhada missionária, embora existindo já frutos de realização da Lectio Divina, Escolas da Fé, dada a experiência do Estudo Bíblico, seguindo a Metodologia do CEBI – Centro de Estudos Bíblicos realizado na Paróquia São Paulo Apóstolo, que fosse criada uma Comissão/Equipe de Animação Bíblica com participação diocesana – Forania Central, Oeste e Leste, para, inicialmente estudos de aprofundamentos e articulação para Animação Bíblica em toda a diocese. Foi sugerida, essa equipe, integrar o setor litúrgico e catequético, tornando-se o Setor de Animação Bíblico-Litúrgico-Catequético, sob Assessoria do Pe. Malan;

5ª: A serviço de Vida Plena para todos: A novidade foi a de apoiar e se articular quanto ao Projeto de Recuperação de Dependentes Químicos, continuando animando os trabalhos sociais que j´s estão sendo realizados na diocese.

O Assessor, Mons. Virgílio parabenizou a todos pelo empenho tanto em dar continuidade às ações missionárias abraçadas, quanto às novas que serão desafiadoras, mas que com a graça e a Luz de Jesus, a Diocese de Petrolina realizará com êxito sua nova missão!

No horário noturno, após o jantar, tivemos uma “Noite Cultural” animadíssima ao som do triângulo, da zabumba e da sanfona: declames, danças, poesia, causos, toadas, etc, toda improvisada desde o animador até às apresentações, foi uma alegria geral para descontrair os participantes, que acompanharam com vivas, palmas,bis, mugunzá, bolo, refrigerantes e espetinho na brasa.

E assim, chegamos ao Dia do Senhor – Domingo, iniciando com a Oração Matinal conduzida pelas Irmãs Azuis – Ir. Ana Célia e Ir. Fátima e com a sonoplastia do Seminarista Vitor (teclado) e em seguida, os presentes sugeriram rever as propostas para as devidas aprovações e posterior redação pelo Conselho Pastoral Diocesano. Houve questionamentos, mas ouvidas as partes, as propostas foram relidas, aprimorando-as e assim, finalmente, serão publicadas em breve.

Feitas as comunicações, a Juventude apresentou como anda os preparativos para a JMJ 2013 no Rio de Janeiro/2013 e a pré-jornada diocesana e Frei Paulo, apresentou o Projeto Pastoral do Romeiro ao lado do Pe. Egídio.

Dom Manoel, nosso bispo diocesano, finalizou os trabalhos, apresentando os integrantes do Conselho Presbiteral e o Conselho de Consultores Diocesano e o Pe. Antonio Moreno como o novo Coordenador Diocesano de Pastoral, agradecendo ao Pe. Cristiano pela dedicação e empenho na realização da 24ª ADP. Após, agradeceu a todos/as, pessoal do refeitório, e sob a imposição de suas mãos, após cantarmos e rezarmos, fomos abençoados em Nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.

Obs: Esse relato é apenas um esboço geral das notícias da Assembleia, os apontamentos finais, após redação pelo CPD, serão publicados nesse mesmo canal de informação.
Fonte: ZéCA – Coordenação Diocesana de Catequese

Nenhum comentário:

Postar um comentário