terça-feira, 13 de novembro de 2012

Bispos das grandes cidades se reúnem no Rio de Janeiro


Ter, 13 de Novembro de 2012 07:56 / Atualizado - Ter, 13 de Novembro de 2012 10:10 por: cnbb


bisposmetropole2012O Centro de Estudos do Sumaré, no Rio de Janeiro, recebeu bispos das principais metrópoles do Brasil em um encontro voltado para a partilha e troca de experiências, em busca de estratégias comuns para a ação pastoral nas grandes cidades.
O evento, realizado na segunda-feira, 12 de novembro, contou com a presença de bispos de cidades como...
São Paulo, Salvador e Florianópolis. Em pauta, questões voltadas para a nova evangelização, o código penal, a violência nos grandes centros urbanos e a Jornada Mundial da Juventude. Para o arcebispo de Salvador, dom Murilo Krieger, o encontro foi uma oportunidade de partilhar experiências entre as dioceses, para que estejam mais preparadas diante dos desafios pastorais aos quais são chamadas: “Estamos descobrindo, cada vez mais, que os nossos problemas são comuns. Problemas que eu ouço falar do Rio de Janeiro, de São Paulo, são também problemas que eu enfrento diariamente em Salvador. Então, de repente, colocarmos em comum as nossas preocupações e iniciativas que foram tomadas pode nos ajudar a caminhar rapidamente, se não em busca de uma solução completa, ao menos de pistas de solução. Então, eu penso que é importante nos aproximarmos e, juntos, enfrentarmos os desafios, que são imensos, e que nenhum de nós, sozinho, vai conseguir enfrentá-los”, disse dom Murilo.
Dentro do que foi debatido, o cardeal arcebispo de São Paulo, dom Odilo Pedro Scherer, ressaltou a partilha sobre questões ligadas à violência. Segundo o cardeal, a violência desafia o trabalho da Igreja, que tem como principal diretriz a dignidade da pessoa humana.
bisposmetropole20122“Nos reunimos para falar de questões que afetam e desafiam a presença da Igreja nas áreas metropolitanas. Uma delas é justamente a questão da violência, que, no momento, está em evidência. A violência desafia muito fortemente o nosso trabalho, porque a Igreja precisa estar do lado dos direitos humanos, da dignidade das pessoas, ao contrário da violência. Só que, muitas vezes, não se vê claramente o problema porque ainda não se tem uma percepção muito clara de como está organizada essa questão da violência. Não podemos ficar simplesmente de braços cruzados”, ressaltou o cardeal.
Houve ainda uma missa presidida pelo recém-nomeado bispo da diocese de Duque de Caxias, dom Tarcísio dos Santos. Dom Tarcísio lembrou o Ano da Fé e pediu para que cada um dos presentes seja sinal de Cristo na sociedade, mostrando-se cada vez mais presente junto ao povo. “Que o Senhor nos ajude a sermos cada vez mais pastores presentes junto ao nosso povo, possibilitando aos nossos irmãos e irmãs essa vivência em Cristo”.
O arcebispo do Rio de Janeiro, dom Orani João Tempesta, fez um balanço do encontro: “Temos vários e grandes desafios. E, neste dia de hoje, falamos um pouquinho sobre as questões da violência nas grandes cidades um problema que acontece em todas as cidades, hoje, principalmente nas áreas metropolitanas. Falamos também da questão do arcabouço político do país, que está mudando; então, refletimos sobre o Código Penal e todas as nossas preocupações com a maneira de pensar e fazer a nossa sociedade. Também falamos sobre o Sínodo dos Bispos, que trata da grande evangelização. E, por fim, como estamos no Rio de Janeiro, abordamos também os preparativos para a Jornada Mundial da Juventude”, contou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário