segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

O QUE É CATEQUESE FAMILIAR? COMO ACONTRECE?

PROJETO Nº 1

CATEQUESE FAMILIAR DE INICIAÇÃO CRISTÃ

ANEXO – I I

Catequese Familiar, o que é?
“A Família é a célula vital da sociedade e da Igreja e a futura evangelização depende, em grande  parte, da Igreja doméstica... Na sociedade em que vivemos, a Família fica como ÚNICO ambiente para uma autêntica Catequese”  (FC 42,52).
Este tipo de Catequese Familiar é um processo de evangelização destinado a transformar a vida cristã de nossas famílias.
A sua dinâmica é muito simples e prática: partindo da importância que boa parte dos pais católicos dá, ainda, à 1ª Comunhão dos filhos, este tipo de Catequese pretende aproveitar essa circunstância para fazer da preparação dos filhos para a 1ª Comunhão, um tempo privilegiado de formação cristã intensiva para toda a família.
Esta Formação intensiva estende-se pelo período de 2 anos. (Ver Cap. II  Testemunhos)
O 1­º ano é, especialmente, dedicado ao conhecimento da Pessoa, vida e ensinamento de Jesus Cristo.
O 2º ano prepara Pais e Filhos para a sua missão de Sal da terra e Luz do mundo.
Ao fim deste processo evangelizador, a família sentir-se-á profundamente renovada: Voltou o diálogo na família, alguns pais estarão aptos para assumir compromissos nos trabalhos pastorais da comunidade e os filhos sentir-se-ão animados a continuar na Catequese até à Crisma, passando depois a formar grupos de jovens, segundo as particularidades de cada paróquia.
Um novo fermento passará a atuar na massa paroquial.
Os “subsídios” apresentados não passam de uma proposta, entre muitas, destinada a viabilizar este processo evangelizador. O ideal seria que, com o tempo e a experiência, cada Diocese ou Região Pastoral pudesse elaborar “elementos contextualizados” que complementassem estes “Subsídios”, adaptando-os à realidade de cada comunidade, ajudando, assim, o trabalho de Animadores de Grupos de Pais e de Catequistas de Crianças.
            Catequese Familiar, como funciona?
            Na prática, este tipo de Catequese Familiar realiza-se em 5 tempos:
- REUNIÃO SEMANAL DOS PAIS.
            Nesta Reunião:
            a - Os pais têm acesso a uma instrução séria e atual, além de receberem as necessárias orientações para poderem viver, cada vez melhor, sua vida cristã, na família e na sociedade. Compartilham, com outros casais, problemas, experiências e soluções.
            b - Aprendem O QUE devem transmitir aos seus filhos e COMO o devem transmitir. 

- CONVERSA DOS PAIS COM OS FILHOS
            Este trabalho é feito, durante a semana, e da seguinte forma:
            a - Quando pais e filhos fazem, juntos, as tarefas pedidas no Caderno da Criança.
            b - Quando os pais conversam com os filhos sobre assuntos atuais, iniciando-os a cultivar os principais valores: Educação, respeito, verdade, honestidade, justiça, etc., ensinando os filhos a distinguir os verdadeiros dos falsos valores.
            c - Quando os pais explicam e ajudam os filhos a decorar o que é “para decorar”.

- TRABALHO DA CRIANÇA
            Por meio deste trabalho, pretende-se que a Criança:
            a - Aumente seus conhecimentos.
           b - Se conscientize do sentido de responsabilidade, fazendo as tarefas indicadas no seu 
           Caderno.
            c - Desenvolva o hábito de cumprir seus compromissos.
            d - Decore o que é para decorar.

- Reunião SemanaL dO (a) Catequista com as crianças
            Nesta Reunião:
a - Aprofundam-se os ensinamentos do Caderno.
b - Aprende-se a rezar, celebrando, descobrindo-se a importância que isso tem na vida de cada dia.
c - Assumem-se compromissos.
d - Conversa-se com as crianças, iniciando-as no discernimento e cultivo dos valores.

- REunião dos Catequistas de Crianças:
            Finalidade:
            a - Avaliação pelos Catequistas do andamento das Reuniões com as crianças.
            b - Preparar a próxima ou próximas Reuniões.
  c - Compartilhar dificuldades, sugestões, soluções, iniciativas, incentivar a criatividade e procurar soluções para as dificuldades, programar momentos de lazer entre os grupos de Catequese, etc.

     “Igreja Santa de Deus, tu não podes cumprir a tua missão, não podes realizar a tua missão no mundo, senão por meio da FAMÍLIA e sua missão!” (João Paulo II)


“(...) É difícil traduzir em palavras tudo o que vivenciamos com a Catequese Familiar. De uma coisa, no entanto, temos certeza: foi o nosso maior acerto pastoral, em quase 25 anos de ministério, 14 dos quais, junto à Paróquia São Paulo Apóstolo. De todos os projetos e atividades pastorais já realizados, e não foram poucos, a Catequese Familiar é, de longe, a experiência mais gratificante, a que dá maior satisfação e a sensação de estar no caminho certo. Hoje, para nós, seria inimaginável a Catequese sem a família, como impraticável seria a Pastoral Familiar sem o EFCJ e, totalmente fora de propósito, conduzir os trabalhos da Paróquia sem a Catequese Familiar.

(...) Por acreditar na Catequese como caminho viável de discipulado e por entender que a família é a base de toda experiência significativa na vida de uma pessoa, esperamos, sinceramente, que um dia a Catequese Familiar venha a ser prioridade na Igreja do Brasil, não somente nas letras dos documentos, mas em cada Plano Pastoral, com sua respectiva operacionalização. Sonhamos com um grande mutirão, uma verdadeira mobilização nacional, ou algo semelhante, em favor da Catequese Familiar!”

Pe. Antonio Malan de Carvalho  
Pároco  
                  Coordenador Diocesano Pastoral Bíblico-Catequética                      

Nenhum comentário:

Postar um comentário