terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Semana das Missoes

DIOCESE EM MISSÃO

Petrolina, 19 de setembro de 2011


Aos Padres e Diáconos,
Às Religiosas e Religiosas e
Ao povo de Deus de nossas Paróquias.

“SEMANAS DAS MISSÕES” e “C.U.M.E.V.”

1. Desejo reportar-me ao Projeto “SEMANAS DAS MISSÕES 2011”, que aprovamos e assumimos em nossa ASSEMBLÉIA DIOCESANA de fevereiro deste ano. (Veja cópia anexa).

2. Aproxima-se outubro, O “Mês das Missões” e, como um dos meus últimos atos na qualidade de Administrador Diocesano, desejo convocar a todos para que realizemos com todo empenho este Projeto.

3. Neste sentido, são muito oportunas as justificativas e motivações da Mensagem do Papa Bento XVI para o “Dia Mundial das Missões 2011”. Recomendo sua leitura. Dentre outros, o Papa destaca os seguintes pontos.

a) É necessidade renovar o empenho de levar a todos o Anúncio do Evangelho, “com o mesmo entusiasmo dos cristãos da primeira hora”. Este é o “serviço mais precioso que a Igreja pode prestar à humanidade e a cada pessoa que está em busca das razões profundas para viver em plenitude a própria existência”.

b) A celebração do Dia Missionário Mundial reforça a convicção de que “a missão renova a Igreja, revigora a sua fé e identidade cristãs, dá-lhe novo entusiasmo e novas motivações. É dando a fé, que ela se fortalece!” (Beato João Paulo II, na Encíclica Redemptoris Missio, 2).

c) A Igreja “por sua natureza é missionária, visto que, segundo o desígnio de Deus Pai, tem a sua origem na Missão do Filho e na Missão do Espírito Santo”.

d) Passados dois mil anos, “ainda existem povos que não conhecem Cristo e ainda não ouviram a sua Mensagem de salvação. De outro lado, aumenta o número daqueles que, embora tendo recebido o anúncio do Evangelho, o esqueceram e abandonaram”. Em muitos âmbitos, inclusive em sociedades tradicionalmente cristãs, hoje são refratários a abrirem-se à palavra da fé.

e) “Está em ato uma mudança cultural, alimentada também pela globalização, de movimentos de pensamento e de relativismo imperante, uma mudança que leva a uma mentalidade e a um estilo de vida que prescindem da Mensagem evangélica, como se Deus não existisse, e exaltam a busca do bem-estar, do lucro fácil, da carreira e do sucesso como finalidade da vida, inclusive em detrimento dos valores morais”.

f) “A missão universal envolve todos, tudo e sempre”. O Evangelho não é um bem exclusivo de quem o recebeu, mas é um dom a partilhar, uma boa notícia a comunicar. E este dom-empenho está confiado não só a algumas pessoas, mas a todos os batizados”!

g) O “Dia Mundial das Missões” é uma ocasião preciosa para nós refletirmos sobre nossa vocação missionária, tão essencial para a Igreja.

h) Nesse dia, de modo especial através da “Coleta Missionária”, é solicitada de todos a ajuda generosa e consciente para a realização das tarefas de evangelização de nossa Igreja, sobretudo nos territórios de missão. A coleta do Domingo das Missões destina-se a apoiar e consolidar a Igreja mediante os catequistas, os seminários, os sacerdotes; e também para o melhoramento das condições de vida das pessoas em países nos quais são mais graves os fenômenos de pobreza, a subalimentação sobretudo infantil, doenças, carência de serviços médicos e para a instrução. Isto também faz parte da missão da Igreja. O Jesus que anunciamos veio “para que todos tenham Vida!” (João 10, 10).

4. A “C.U.M.E.V” – “Campanha Unificada MISSÕES, EVANGELIZAÇÃO, VOCAÇÕES” está sendo muito positiva em nossa Diocese, também como um momento missionário. É realizada durante o mês de outubro, tendo como data oficial o próprio “Domingo das Missões”, este ano no dia 23 de outubro.

5. Brevemente as Paróquias estarão recebendo os envelopes para a coleta, contendo uma pequena “Carta-mensagem” do Administrador Apostólico, e na qual estarão indicadas as modalidades de contribuição: 10, 20, 30, 50 ou mais reais; ou mesmo menos de 10 reais, para as pessoas pobres.

6. A Campanha é Unificada, fazendo-se, numa só, as coletas para as Missões, para a Evangelização e para as Vocações. Assim sendo, não haverá a coleta para a Evangelização em novembro.

7. É de fundamental importância o empenho do Padre! E, como um “estímulo” para a Paróquia – ela ficará com 50 por cento do que for arrecadado, o que será investido em algum projeto concreto da Paróquia.

8. A “Semana das Missões” será também uma boa ocasião para incrementar a Campanha Unificada. Por este motivo volto a recomendá-la. O Projeto anexo define bem os objetivos, com diversas propostas de atividades que poderão ser realizadas, com a participação de todas as forças vivas da Paróquia.

9. Uma prática excelente será transformar a Campanha em um momento de evangelização, inclusive fazendo acontecer a “missão de porta em porta”, levando a mensagem e o envelope, através dos missionários e missionárias da Paróquia, dos Grupos de Ação Missionária e das Pastorais, associações e movimentos.

10. As Paróquias estão sendo convocadas para uma missão preparatória para a posse de Dom Manoel. Propõe-se que, enquanto se faz o anúncio e o convite para a posse no dia 8 de outubro, às 18 horas, os missionários reflitam sobre a o tema: “Somos uma Igreja em Missão, Igreja toda ministerial”. Destaquem-se a missão do cristão batizado e crismado; a missão da religiosa e do religioso; a missão do sacerdote; a missão especial do Bispo. Esta atividade poderá ser uma boa oportunidade para a entrega da mensagem e dos envelopes da Campanha Unificada.

11. Tudo pela causa das Missões, da Evangelização, das Vocações!
Com votos de muitas bênçãos, agradeço e saúdo a todos afetuosamente, em Nome de Cristo, o Missionário do Pai!


+ Frei Paulo Cardoso, O.Carm.

Nenhum comentário:

Postar um comentário